Vacina Varicela (Catapora)

Atualizado: 14 de dez. de 2021

· Previne Contra:

Varicela (catapora).


· Indicação:

É recomendada de rotina para crianças a partir de 12 meses (excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, também para crianças menores, a partir de 9 meses). Todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram catapora).


· Contra Indicações

Gestantes e pessoas com deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento. Também pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior


· Esquema de doses

Recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade. Para Crianças de até 11 anos, o intervalo mínimo entre doses é de 3 meses. Para adolescentes e adultos suscetíveis, são indicadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias. Em situação de surto na região de moradia ou na creche/escola, ou ainda quando há um caso de varicela dentro de casa, a vacina pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses, sendo que a dose aplicada antes dos 12 meses deverá ser desconsiderada e deve ser realizada o esquema de dose de rotina.

· Eventos Adversos


Pode ocorrer dor e vermelhidão local. Em 1% a 3% podem ser observadas vesículas próximas ao local da aplicação. De 3% a 5% podem apresentar exantema pelo corpo, semelhante às lesões causadas pela varicela, com duas a cinco lesões aparecendo entre cinco e 26 dias após a vacinação. Já as lesões que surgem duas ou mais semanas após a aplicação da vacina são indicativas da doença provocada pelo vírus varicela zoster que foi adquirido antes da vacinação e ficou incubado. Imunodeprimidos podem apresentar eventos adversos mais intensos, embora raramente graves.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo