TRÍPLICE BACTERIANA (dTpa)

Atualizado: Jan 15

· Protege Contra


Proteção contra Difteria, Tétano e Coqueluche


· Indicação


Gestantes, para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde.


· Contra Indicações


Pessoas que apresentaram anafilaxia ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.


· Esquema de doses


Dose de reforço entre 4-5 anos de idade, adolescência, adultos e idosos. Para crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, recomenda-se uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT. Crianças com mais de 3 anos, adolescentes e adultos com esquema vacinal básico contra o tétano incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento, seguida de uma ou duas outras doses da dT (dependendo de quantas faltam para completar o esquema de três doses contra o tétano). A vacina dTpa pode substituir a vacina dT.

Gestantes uma dose de dTpa, a cada gestação, a partir da 20ª semana de gestação. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto​ o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).


· Eventos Adversos


Pode ocorrer irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação como: dor, vermelhidão e inchaço, e fadiga em mais de 10% dos vacinados. Até 10% podem manifestar falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo