HEPATITE B

  • Contra Indicações

Reação anafilática a um dos componentes da vacina ou a dose anterior.

  • Esquema de doses

Recém Nascidos o Programa Nacional de Imunizações (PNI) adotou o esquema de quatro doses: ao nascimento e aos 2, 4 e 6 meses de vida. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam os esquemas de quatro doses (adotado pelo PNI) ou de três doses: ao nascimento e aos 2 e 6 meses de vida.

Prematuros com menos de 2000g ou 36 semanas de gestação recomendam-se obrigatoriamente quatro doses, sendo a primeira com 12 a 24 horas de vida, a segunda com um mês de idade, a terceira um mês após a segunda dose e a terceira seis meses após a segunda dose.

Adolescentes e Adultos não vacinados recomenda se três doses, sendo a segunda um ou dois meses após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira dose

Para crianças a partir de 12 meses de idade, adolescentes e adultos, dispomos da vacina que combina hepatite A e hepatite B em uma única aplicação. Em menores de 16 anos, duas doses com intervalo de seis meses. Nas maiores, o esquema é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda e de cinco meses da segunda para a terceira.

Imunodeprimidos e pacientes renais crônicos: é necessário analisar resposta imunológica para se avaliar necessidade de modificação deste esquema, conforme indicação médica.

  • Eventos Adversos

Raros (menos de 5%): geralmente reações locais (calor, vermelhidão, dor), até 24 após a aplicação.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo